Já não fazia lasanha há muito tempo.
Mas um pedido de crianças não pode ser recusado.
E ficou muito boa, segundo elas.
A receita:
Placas de lasanha fresca (usei do pingo doce)
1 cebola + 1 dente alho picadinhos
500 g de carne picada (usei carne de vaca que pedi para picar no talho com 2 chouriça de colorau, só uma vez passada na máquina de picar)
3 tomates maduros, pelados e picados sem as graínhas
1 colher de café de açúcar (para cortar a acidez do tomate)
azeite qb
2 colheres sopa vinho branco
queijo ralado (usei queijo da ilha)
molho béchamel qb.
1 - fazer um refogado com a cebola, o alho e azeite até estalar a cebola. Juntar o tomate e o açúcar e o vinho. Deixar apurar e juntar a carne e sal.Baixar o lume e deixar cozinhar. No fim rectificar os temperos.
2 - Entretanto prepare o béchamel: 1 colher sopa de margarina a derreter, juntar a farinha maisena dissolvida num pouco de leite morno. Sem parar de mexer ir juntando o leite morno para não formar grumos, sempre em lume brando até engrossar (deve ficar com consistencia mais liquida).Temperar com sal, noz moscada, pimenta e limão(se gostar). Ligue entretanto o forno 180º.
3 - Reservar um bocado de molho béchamel para o fim. Mistura-lo à carne picada. Untar um tabuleiro de ir ao forno com margarina.
4 - Começar por colocar a carne, depois as folhas de lasanha, carne e queijo ralado no momento. Novamente as folhas, a carne e o queijo. Termine com as folhas de lasanha e por cima o molho béchamel que reservou e queijo ralado. Levar ao forno a gratinar.
Sem comentários:
Enviar um comentário