Saber cozinhar foi a melhor herança que recebi da minha mãe. Era pequena e gostava de sentir o cheirinho do almoço quando chegava do colégio. Este blog é sobretudo uma homenagem a ela que me pegou o bichinho da cozinha. OBRIGADA por tudo o que aprendi consigo!
domingo, 8 de março de 2009
Arroz de polvo
O segredo de um bom arroz de polvo, está no polvo. Gosto sempre de o fazer com o molusco bem grande (cerca de 3kg a 4 kg), e quando o compro escaldo-o, divido-o ao meio, e congelo metade, a não ser que utilize para fazer filetes.
A minha mãe ensinou-me a deixá-lo de um dia para o outro, ou do almoço para o jantar, na panela a temperar, e deixar cozer lentamente durante o tempo necessário para os tentáculos ficarem tenros.
A fotografia foi tirada quando o arroz ainda estava a cozer.
A receita
1,5 Kg de polvo devidamente limpo e escaldado
1 cebola picada
1 dente de alho grande picado
1 tira de pimento
1 folha de louro
0,5 copo de vinho tinto de qualidade
1 raminho de salsa
sal qb
azeite qb
2 chávenas de arroz
Como referi, de véspera , numa panela grande meter o polvo, juntamente com uma cebola e o alho picados, o vinho, as ervas, o pimento. Temperar com sal e regar com azeite, misturar bem e encher com água até tapar o polvo.
Deixar estar assim com a tampa, e na manhã seguinte deixar cozer em lume brando.
Quando estiver cozido, retirar e cortar.
Passar a água de cozer para um tacho (cerca de 3 chávenas) e deixar levantar fervura, juntar o polvo já cortado e o arroz, baixar o lume e deixar abrir o arroz, vá juntando água da cozedura se gosta dele molhadino.
Servir com salsa picada e acompanhar com uma salada verde.
Bom apetite
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário